Nascida em 2017 em Fortaleza, Marina Bitu é uma marca que atua no mercado de moda por meio de criações autorais que expressam o tempo atual, ao mesmo tempo em que resgatam os saberes artesanais e ancestrais do Nordeste.
Depois de participar de três edições do Dragão Fashion Brasil, evento anual que acontece em Fortaleza e que é o maior revelador de talentos do Nordeste, a marca faz sua estreia na São Paulo Fashion Week com desfile presencial no Shopping Iguatemi.
Para o début, Marina Bitu mostrou a coleção Hotel Bitu, que propõe uma viagem para uma Fortaleza de 1911, quando a capital do Ceará estava sendo desenvolvida e a atmosfera era de otimismo e efervescência cultural e estética.
O Hotel Bitu é o epicentro deste movimento, por onde desfilam gênios, celebridades, artistas, heróis e mentirosos. Cada um contribui para a construção de uma coleção que mostra uma moda que vem do Nordeste, mas que tem apelo global.
“Trago comigo o gosto por criar o belo a partir de lugares que fogem do comum. Enxergo arte em tudo, mesmo em locais pautados pela escassez. Desfilar no SPFW é mergulhar na minha ancestralidade cearense, nas lembranças da minha infância. É também uma oportunidade de mostrar para as pessoas como eu, que nunca imaginaram penetrar certas bolhas, de que, sim, é possível. Este desfile é uma espécie de troféu para o lugar de onde eu vim, para os profissionais e amigos que me ajudaram a chegar até aqui. É uma forma de olhar para as minhas raízes, que me deram tudo”, afirma Marina.
Para fazer check-in no hotel, o dresscode pede looks drapeados e franzidos, tecidos como chiffon, veludo, linho e seda. Tudo em cores neutras e terrosas, bem em sintonia com a cartilha da Marina Bitu, que foge das cores saturadas, focando na atemporalidade de peças bem construídas que não seguem sazonalidades.
Transparências, fuxicos na versão máxi em vestidos que teve forte destaque na coleção, assim como saias e kimonos, missangas em madeira e padronagens geométricas foram protagonistas da passarela.
A estadia no Hotel Bitu é uma experiência sensorial completa onde cheiros, cores e texturas se misturam para despertar a memória dessa Fortaleza em construção, numa época em que todos os sonhos eram possíveis. A coleção é uma extensão dessa experiência, com suas formas e silhuetas inspiradas em alimentos como romã, palmiers e croissants, transportando o hóspede para um universo de sabores e aromas.
E por falar em romã, a frutinha de sementes em vermelho cintilante marcou presença na parceria entre a marca de joias Girelli e Marina Bitu, onde convidados da primeira fila puderam ganhar o mimo da joalheria, que é comandada por Cristine Girelli.
Cristine é diretora de criação, marketing e comercial, assumiu a criação na joalheria da família em 2013.
“A experiencia de ver nossas peças no desfile foi inexplicável. Passa um filme na nossa cabeça de tudo que traçamos até chegar ali. Porque ali, essa passarela sem dúvida é a resposta que traçamos um caminho sólido e correto. Desde que recebi o convite dessa collab me entreguei do coração, tentei sentir a marca ao máximo possível, mesmo com uma distancia geográfica, nós conseguimos nos conectar muito bem. As meninas são profissionais e talentosas e me deixaram muito a vontade de poder expor a minha criatividade.”, diz Cristine Girelli com exclusividade ao House of Models.
Em 2025 a joalheria Girelli irá completar 50 anos de história e foi fundada em 1975 por Heitor Girelli e Ana Maria Girelli que ao longo do tempo investiram e incorporaram novas tecnologias em design, elevando a qualidade das jóias Girelli, que é uma empresa da família e também conta com Fabiano Girelli, que é diretor de produção.
Fonte: houseofmodels